quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Marcas de grife, um desejo de consumo de quase todo mundo. Elas representam sofisticação, luxo, glamour... ou simplesmente status. Mas o que está por trás de uma marca internacionalmente famosa, cujas peças chegam a custar milhares de dólares? Qual a sua história, como ela chegou ao que é atualmente?
Nesse post vou contar um pouco mais sobre a Prada, um dos nomes mais conhecidos no mundo moda.
O logo original da loja Fratelli Prada
O começo de tudo foi em 1913, há exatamente 100 anos atrás, quando os irmãos Mario e Martino Prada decidiram abrir uma loja para vender malas, bolsas e peças de couro em Milão. Eles a chamaram de Irmãos Prada (Fratelli Prada), e já na época vendiam acessórios de luxo. Em 1919, a loja se tornou uma das fornecedoras oficiais da família real italiana, ganhando o prestígio da elite europeia.
Bolsa de couro Prada
Os irmãos Prada não acreditavam que as mulheres da família (e mulheres no geral; ledo engano!) pudessem comandar negócios, mas, ironicamente, o único filho de Mario não tinha interesse nenhum em tomar o lugar do pai na Fratelli Prada. Assim, quem assumiu o controle em 1958 foi sua filha, Luisa, que ficou no comando por 20 anos.
Miuccia Prada
Em 1977, quem assumiu o controle foi a filha de Luisa, Miuccia Prada. Na época, a empresa familiar passava por dificuldades financeiras graças à grande competitividade com outras marcas, como Gucci. Graças aos conselhos de seu marido Patrizzio Bertelli, que já trabalhava no ramo do couro, Miuccia conseguiu recuperar a empresa familiar e firmá-la como uma poderosa e luxuosa marca internacional, inserindo sua criatividade inovadora nas peças.
Em 1978 Miuccia lançou sua primeira linha de bolsas, que foi um sucesso instantâneo na Itália, e no mesmo ano a Prada fez sua estreia na Vogue. Em 1983 foi lançada a primeira linha de sapatos femininos. Em 1986 foram inauguradas as primeiras lojas em Nova York e Madri, e mais tarde, Londres Paris e Tóquio, e em 1989, foi lançada a primeira linha de roupas femininas.
Modelo em um desfile da linha ready to wear
As linhas limpas e simples, cores básicas, tecidos volumosos e luxuosos se tornaram marca registrada da Prada. A linha ready-to-wear feminina refletia a estética da mulher trabalhadora, coisa que praticamente não existia em outras linhas, o que colocou a Prada num patamar separado das outras grifes luxuosas, como uma marca visionária.
Esse estilo único, misturando tecidos opulentos e luxuosos com cores simples e sóbrias, continuou durante os anos 90, fazendo com que o status da marca crescesse cada vez mais. Para cativar o público mais jovem, em 1992 foi lançada uma linha secundária, a Miu Miu (apelido de infância de Miuccia). Ainda na década de 90, a Prada faz sua estreia nas passarelas de Nova York, e cria também a Fundação Prada (Fondazione Prada), que tem o objetivo de auxiliar artistas contemporâneos. Nos ano 2000 foi lançada a linha de óculos de grau e de sol. Em 2004, o primeiro perfume, Prada Eau de Parfum, ou Amber. Durante essa década, a Prada se firmou como a poderosa grife de luxo que conhecemos hoje.
Miu Miu, a linha secundária
A marca se expandiu com cautela, evitando uma série de erros que levaram marcas como Burberry e Gucci a terem uma grande quantidade de falsificações. Apesar da enorme popularidade, a Prada continuou fazendo com que seus itens fossem difíceis de se conseguir, assim continuando como um item de desejo (e na maioria das vezes ficando apenas no desejo mesmo) de tantas pessoas.
Uma marca com estilo provocante, e ainda assim simples. Como a própria Miuccia afirmou “A moda da Prada continua a ser feminina, mas não de um modo romântico. É tudo sobre força. Na verdade, estou sempre a pesquisar novas ideias sobre beleza e feminilidade e o modo como elas são percepcionadas na arte contemporânea"¹.
Scan de uma edição da Vogue
Feminilidade com luxo e sobriedade. Até a sede da Prada é toda em tons de preto, branco e cinza, e a entrada não tem sinalização nenhuma. O único meio de se encontrar a porta é localizando o segurança, que veste um terno Prada cinzento. Tudo para fugir da ostentação, mostrando o próprio estilo pessoal de Miuccia, que é formada em ciências políticas e foi militante do Partido Comunista italiano.
Miuccia Prada
Miuccia, que participava de passeatas do Partido Comunista vestindo Yves Saint Laurent e que passa com suas criações a imagem de uma mulher inteligente, sofisticada, ousada e discreta, diferente da imagem muitas vezes apelativa que as marcas de seus conterrâneos passam. Miuccia, que figura na lista da Forbes entre as 100 mulheres mais influentes do mundo.
Prada traduz exatamente a imagem de Miuccia, aquela ideia de que demonstrar poder está justamente em não mostra-lo, contrariando a maioria das marcas que vemos por aí, luxuosas ou não. ‘O extremo da sedução é não precisar de seduzir.’³
Curiosidades:
Meryl Streep em O Diabo Veste Prada
- A marca ficou ainda mais conhecida (também pelo público que não está muito ligado em nomes de marcas) graças ao filme/livro O Diabo Veste Prada, que faz uma referência à (diz a lenda) infame editora da Vogue americana, Anna Wintour;
- A própria Anna Wintour afirmou que “Prada é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão”²;
As sandálias de couro vermelho do Papa
- Diz a lenda que as sandálias de couro vermelho usadas pelo Papa Bento XVI eram Prada, embora o Vaticano sempre tenha negado isso;
- Prada é creditada como responsável por introduzir a cintura baixa e os cintos justos no mundo da moda;
-Miuccia Prada ficou conhecida por sua “premonição”, sempre antecipando tendências;
-A marca foi a responsável por popularizar o nylon nos anos 80;
O celular lançado em conjunto com a LG
-Em 2007 a Prada lançou um celular em parceria com a LG, que foi o primeiro aparelho com tela totalmente touch;
-Prada está presente em 80 países, com mais de 320 lojas.
Bibliografia e imagens:
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